Busca | Cadastre-se | Como Anunciar 
   
 CLASSIFICADOS
  
 Neg. & Oport.
   Empresas
   Equipamentos
   Serviços
  
 Vagas
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Aluguel/Locação
   Enfer/Aux/Tec
   Estágio
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Limpeza/faxina
   Serviços Gerais
  
 Candidatos
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Aluguel/Locação
   Enfer/Aux/Tec
   Estágio
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Limpeza/faxina
   Serviços Gerais
  
 Cursos
  
  
 GUIA EMPRESAS
 Adestradores
 Aquários
 Associações
 Atacadistas
 Aviculturas
 Banho e Tosa
 Canis
 Clínicas
 Consultorias
 Criadores
   Aves
   Roedores
   Reptil/Anfíbio
   Primatas
 Distribuidores
 Dog/CatSitter
 Entidades
 Fabricantes
 Gatis
 Hotéis
 Informática
 Laboratórios
 Padarias
 Passeadores
 PetShops
 Rações
 Representantes
 Serviços
 TaxiDog
  
 Lançamentos
 Reportagens
 Consultoria
 Dicas
 Veterinários
 Eventos
 Legislação
  
 Agility
 Raças
 Meu amigo Pet
 Pássaros
  
 PROMOÇÕES
 Busca
 Cadastre-se
 Como Anunciar
 Contato
  

   

Artigos para veterinários

MÉTODOS SUBSTITUTIVOS AO USO DE ANIMAIS NA EDUCAÇÃO

DRA. GISELLY CASTRO MORAIS (*)

O uso didático de animais vivos é uma ferramenta pedagógica amplamente utilizada nos cursos de medicina veterinária e apesar da complexidade do tema, é um assunto muito pouco discutido, seja por desinformação, resistência ao novo ou até pela polêmica causada.

Porém, devemos ter consciência de que nossos alunos têm o direito à informação, assim como o direito à objeção, garantido pela Constituição Federativa do Brasil, que legitima a opção de participar ou não de aulas práticas com animais vivos.

Portanto, a introdução aos métodos substitutivos é mais do que uma tendência, é um futuro certo que se baseia não só na ética, como também na lei, já que o uso indiscriminado de animais, caracteriza-se crime, quando houver métodos alternativos( Lei 9.605/98), prova disso é que nos EUA, mais de 70% das instituições de ensino não utilizam mais animais vivos.

Mais do que lei ou ética, é uma atitude inovadora e que marcará como pioneiro o profissional que introduzir os métodos ou ao menos apresentá-los.

Diversos são os métodos substitutivos disponíveis no mercado, entre eles softwares, manequins, simuladores, cadaveres preservados, modelos de microcirurgia.

Também diversos, são os estudos comprobatórios da eficácia de aprendizado de tais métodos, sem mencionar as questões de custos, pois dispensam os gastos com canil,ração, funcionários, vacinas, etc..., além de não induzir a dessensibilização dos estudantes.

A Interniche é uma rede internacional de alunos e professores que promovem alternativas ao uso de animais na educação e oferecem um serviço de empréstimo de alternativas que podem ser adquiridas para teste, disponível no site http://www.internichebrasil.org/alt.htm.

Dentre as muitas alternativas disponíveis no site, uma de grande aceitação entre os alunos é o manequim de entubação endotraqueal que permite treinar as intubações com as vias aéreas livres ou obstruídas:



É nossa a responsabilidade de encontrar uma solução mais humanitária para a educação, já que a natureza não é um recurso á serviço da nossa espécie.

(*) Dra. Giselly é médica veterinária especialista em bem estar animal. E-mail: gica.vet@globo.com

Entrevista concedida ao Vet Around "Words" - Duachais Saúde Animal
www.duachais.com.br - contato@duachais.com.br.

voltar...