Busca | Cadastre-se | Como Anunciar 
   
 CLASSIFICADOS
  
 Neg. & Oport.
   Empresas
   Equipamentos
   Serviços
   Outros
  
 Vagas
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Outros
  
 Candidatos
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Outros
  
 Cursos
  
 Vendo
  
 Doa-se
  
  
 Lançamentos
 Reportagens
 Consultoria
 Dicas
 Veterinários
 Eventos
 Legislação
  
 Agility
 Raças
 Meu amigo Pet
 Pássaros
  
 PROMOÇÕES
 Busca
 Cadastre-se
 Como Anunciar
 Contato
  

   

Cuidados com pássaros, por Paulo Galvão... RESULTADOS - COB ANO. 2000
CONCURSO DE FILHOTES
CLASSIFICAÇÃO GERAL
CLASSIFICAÇÃO GERAL POR CRIADOR

PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA ACASALAMENTO DE CANÁRIOS
ALIMENTAÇÃO
DESINFECÇÃO DOS PÁSSAROS
MANUTENÇÃO
ATENDIMENTO PÓS-VENDA
ESTOQUE DE PÁSSAROS E AVES



PRINCÍPIOS BÁSICOS PARA ACASALAMENTO DE CANÁRIOS

A primeira regra a ser seguida é o acasalamento de um pássaro Intenso com um Nevado. O pássaro Intenso tem a plumagem mais curta e mais resistente, mostrando sua cor predominante de forma mais acentuada, ao passo que o pássaro Nevado tem a plumagem mais longa e mais macia, demonstrando a cor predominante de maneira mais esmaecida.
Em razão do tipo de plumagem o pássaro Intenso aparenta ser menor que o pássaro Nevado devido justamente pelo tamanho das penas.
O acasalamento de dois pássaros Intensos provoca nos filhotes uma redução exagerada da plumagem e consequentemente prejudica sua aparencia devido as penas desalinhadas (duras e mais curtas); O inverso, isto é, o acasalamento de dois pássaros Nevados faz com que os filhotes gerados tenham plumagem maior e mais macia que o normal apresentando-se com tamanho além do padrão e facilitam o aparecimento de cistos (bolas na pele) que nada mais são que as próprias penas que não conseguem passar pelos poros da pele do pássaro.

Outro princípio a ser seguido é o acasalamento de pássaros de cor de fundo Branco Dominante ( Azuis; Prateados e Brancos) sempre com pássaros Nevados pois os Dominantes são considerados Intensos. O acasalamento de dois pássaros Dominantes não é aconselhavel pois alguns ovos não eclodem, causam a morte de filhotes nos primeiros dias de vida e alguns dos sobreviventes ficam com excesso de amarelo nas laterais das asas além de terem seu tamanho diminuido.

No caso de pássaros com Topete (Gloster; Crest; Lancashire; Fiorino; etc.), um dos parceiros necessariamente não pode ter Topete, para evitar deformações do topete dos filhotes gerados com esta caracteristica.

Evitar o acasalamento de dois canários Lizard com cúpula perfeita para evitar que os filhotes gerados apresentem-se com a cúpula além dos limites adotados como padrão da raça.

É possível o acasalamento de canários pai com filha e/ou mãe com filho porém esta pratica deve ser bem controlada para evitar-se uma consanguinidade mais estreita. Nunca acasalar dois irmãos pois os filhotes poderão ser gerados com deformações graves.

A última regra de acasalamento, mas também de grande importancia é a utilização de macho e femea dentro do tamanho padrão para que sejam evitados filhotes pequenos ou grandes demais.

topo

ALIMENTAÇÃO

Fornecer aos pássaros da loja, sementes e rações de qualidade superior, livre de agrotóxicos: fungos e mofo. O investimento em sementes e rações de qualidade superior representa maior satisfação para quem adquire pássaros saudáveis e evita prejuízos aos lojista, como mortes e encalhe dos pássaros doentes, os quais devem ser retirados do local de vendas e tratados adequadamente para evitar má impressão aos clientes. Deve-se dar preferência às rações prontas existentes no mercado, as quais adiciona-se apenas água para reidratá-las. Existem rações prontas para canários: exóticos, silvestres, psitacídeos (periquitos, agaponis, papagaios, araras, etc) e também rações contendo mel, insetos e frutas desidratadas, além de papas apropriadas para auxiliar a alimentação de filhotes. Evitar fórmulas caseiras que utilizam ovos cozidos, pois estes são normalmente responsáveis pela transmissão de salmonelose aos pássaros.
topo

DESINFECÇÃO DOS PÁSSAROS

Todos os pássaros recém-adquiridos devem ser desinfectados com produtos apropriados para eliminar piolhos e ácaros, caso contrário, em poucas horas todos os pássaros e aves da loja ficarão contaminados. Não se deve esquecer que os pássaros somente poderão tomar banho de três a quatro dias após desinfectados. Deve-se aproveitar a ocasião, já que o lojista precisa pegar cada pássaro com as mãos, para aparar sua unhas.
topo

MANUTENÇÃO

É Imprescindível a limpeza diária do local e das gaiolas dos pássaros, trocando água, papel, sementes e farinhadas/frutas/papas/verduras, quando for o caso; banho uma a duas vezes por semana; lavar semanalmente as grades das gaiolas (pisos); cortar as unhas dos pássaros quando estiverem crescidas; verificar diariamente se todos se apresentam saudáveis, isolando e tratando aqueles que se apresentarem con quaisquer sintomas de doenças e anomalias.
topo

ATENDIMENTO PÓS-VENDA

O atendimento que o lojista dispensar ao cliente que adquiriu seus pássaros é de vital importância, pois o aprimoramento da técnicas de manejo; noções sobre criação e tratamento dos filhotes; frequência e duração dos banhos; localização das gaiolas; tipos de verduras que podem ser oferecidas ao pássaros; modelos de ninhos e materiais para forra-los; tempo de incubação dos ovos; idade que os filhotes deixarão os ninhos e quando os mesmos poderão ser separados dos pais, etc, farão com que o cliente passe a confiar no lojista e não vá procurar seu concorrente em busca de atendimento adequado.
topo

ESTOQUE DE PÁSSAROS E AVES

O lojista deve ter conhecimento da época de mudança de penas dos pássaros e aves que pretende comercializar, para evitar que seu estabelecimento fique cheio de penas por aproximadamente dois a três meses, período que normalmente os pássaros param de cantar e não oferecem nenhum atrativo ao comprador. Lembrem-se por exemplo, que pássaros exóticos mudam de penas e criam seus filhotes em períodos do ano diferentes dos canários, o mesmo ocorrendo co váriazs outras espécies de pássaros e aves.
topo

PAULO GALVÃO

Paulo Sérgio D.Ayrosa Galvão é Presidente do COB - Clube Ornitológico Brasileiro, Presidente do CORES - Clubes Ornitológicos Reunidos do Estado de SP, Sócio-proprietário da Pet Shop Imarés e Criador de Pássaros.
Av. dos Imarés, 80 - Moema - São Paulo - SP (0xx11) 543-0609.

topo