Busca | Cadastre-se | Como Anunciar 
   
 CLASSIFICADOS
  
 Neg. & Oport.
   Empresas
   Equipamentos
   Serviços
   Outros
  
 Vagas
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Outros
  
 Candidatos
   Banho&Tosa
   Veterinária
   Comerc/Vendas
   Adm
   Canil/Pass/Hot
   Motorista
   Outros
  
 Cursos
  
 Vendo
  
 Doa-se
  
  
 GUIA EMPRESAS
 Adestradores
 Aquários
 Associações
 Atacadistas
 Aviculturas
 Banho e Tosa
 Canis
 Clínicas
 Consultorias
 Criadores
   Aves
   Roedores
   Reptil/Anfíbio
   Primatas
 Distribuidores
 DogSitter
 Entidades
 Fabricantes
 Gatis
 Hotéis
 Informática
 Laboratórios
 Padarias
 Passeadores
 PetShops
 Rações
 Representantes
 Serviços
 TaxiDog
  
 Lançamentos
 Reportagens
 Consultoria
 Dicas
 Veterinários
 Eventos
 Legislação
  
 Agility
 Raças
 Meu amigo Pet
 Pássaros
  
 PROMOÇÕES
 Busca
 Cadastre-se
 Como Anunciar
 Contato
  

   

Rottweiler

Os cães da raça Rottweiler são muito comuns em nosso meio nos dias de hoje. Esta raça se popularizou no Brasil a partir dos anos noventa, por sua habilidade como cão de guarda. Também apresenta-se popular como cão de competições de agility. Há muitas estórias sobre a raça Rottweiler quanto a sua agressividade, é certo que é um animal com personalidade bem definida e forte, porém muito fiel e dócil com os donos; por ser um cão molosso e rústico recebe a fama de brutal e mal.

Muitos aspectos sobre a raça ainda desconhecidos, informações errôneas, e a má criação de alguns exemplares da raça, fizeram com que as pessoas criassem uma má imagem deste animal, gerando muitos receios para a aquisição de um Rottweiler.

Como todo cão, o Rottweiler é um bom amigo do homem e apresenta boas características que o indicam como sendo uma boa escolha para animal de estimação e/ou companhia, contando ainda com as características ideais para um bom cão de guarda.

É fato que, todo animal tratado com atenção, carinho e dedicação, independentemente de sua raça, aptidão ou tamanho, vai se manifestar ao dono da mesma maneira. Assim, seja o cão um Rottweiler ou um Poodle toy, ele agirá conforme o meio em que é criado e como é tratado.

ORIGEM

O aparecimento do Rottweiler conta de muitos anos atrás, sendo descrito mais certamente a partir do século passado (XIX). Originário da Alemanha, a sua origem genética é do tipo Mastiff e sua atividade era de cão pastor.

A história nos conta que quando as tropas Romanas dominaram as terras germânicas, cães pastores foram levados junto com as tropas e seus suprimentos de guerra para os campos de batalha, com o objetivo de serem os fiéis guardiões do gado que serviria de alimento. Notoriamente estes cães se apresentaram como fiéis protetores não só dos animais mas também de todo o suprimento que por eles era reconhecido como pertencente aos seus donos, os soldados romanos. Estes cães se misturaram com cães nativos da Alemanha, ocorrendo assim uma miscigenação genética que deu origem aos cães da raça Rottweiler.

Os animais começaram a ser selecionados por manifestarem outras aptidões, além da de pastoreio, tais como o trabalho e rusticidade. Alguns anos depois da 2a Guerra Mundial estes animais por apresentarem excelência na aptidão para guarda e fácil aprendizado a comandos, começaram a ser utilizados pelos órgãos de policiamento da Alemanha, acompanhando as diligências policiais no resgate de malfeitores da lei.

No decorrer da evolução da raça estes cães também foram selecionados por seu companheirismo e fidelidade aos seus donos.

A primeira publicação de um padrão de raça e seu reconhecimento ocorreu em 1924.

O NOME ROTTWEILER

"Rottweiler" quer dizer "cão de açougueiro de Rottweil". Rottweil é uma pequena cidade do sul da Alemanha, caracterizada por apresentar uma terra muito avermelhada e tradição na criação de gado. Nesta cidade era muito comum os açougueiros terem cães Rottweiler para guardar e dirigir seus rebanhos, alguns também eram utilizados para tração.

CARACTERÍSTICAS DA RAÇA

Os cães da raça Rottweiler se caracterizam por serem cães de formação forte, robusta, musculosa, com espírito de luta, muita coragem, ágeis e resistentes. Sua pelagem é sedosa e densa, de cumprimento médio e liso, deve ser preta com manchas bem definidas na cabeça no tom ferrugem, assim como nas pernas e patas. Sua expressão é de alerta, com olhos em tamanho médio de coloração escura. A expectativa de vida é de 10 - 12 anos em média. Precisam de espaço para se exercitarem.

Machos: em geral são mais pesados e maiores que as fêmeas, apresentam maior agressividade e agilidade, sendo mais indicados para guarda de propriedades.

Fêmeas: são menores, dóceis e mais companheiras de seus donos, sendo indicadas para o convívio com crianças. É comum criarem de 10 - 12 filhotes.

Estas características que diferenciam machos e fêmeas, podem não ser uma regra geral para todas as linhagens deste cão, pois a genética e a linhagem dos padreadores é muito importante na caracterização do temperamento do Rottweiler.

ALIMENTAÇÃO E SAÚDE

O animal deve ser alimentado com rações balanceadas, indicadas conforme a atividade do animal e seu estado de saúde, não devendo o animal ser alimentado em demasia para que se evite a obesidade.

As fêmeas gestantes devem receber alimentação especial para garantir uma boa formação dos filhotes e sua manutenção.

Filhotes devem ser alimentados com ração específicas para esta fase, receber vacinação a partir dos 60 dias de idade e devem ser acompanhados, mês a mês, por um Médico Veterinário do nascimento até os 12 meses de idade, quando podem receber laudo oficial de Displasia; doença hereditária que acomete a articulação Coxo-femural.

O controle e diagnóstico da Displasia Coxo-femural, deve ser feito através de exames radiológicos; além disso, devemos conhecer os padreadores e seu histórico quanto a presença desta doença, já que é passada geneticamente aos seus descendentes. Esta doença também pode ser adquirida quando o animal é submetido a esforços físicos em excesso, que pode comprometer a articulação, e ainda quando o animal apoia-se em pisos lisos.

Não deve ser feita suplementação vitamínica e mineral sem a indicação de um Médico Veterinário. O animal deve passar por consulta no veterinário pelo menos uma vez ao ano para reforço das vacinas, vermifugação e controle de Displasia Coxo-femural.

TEMPERAMENTO
Os cães da raça Rottweiler são reconhecidos como exímios defensores de seu donos e seus pertences, assim como de seu território. Muito afável com crianças e pouco sociável com pessoas estranhas ao seu convívio.

O temperamento do animal é forte, com personalidade marcante e individual, podendo sofrer grande influência dos aspectos genéticos, mas não sendo impossíveis de serem educados.

É necessário que os animais sejam treinados conforme a finalidade desejada, com o objetivo de torná-lo sociável. Por apresentarem características de defesa e ataque bem acentuados, estes cães devem ser treinados por profissionais capacitados e experientes.
Os cruzamentos devem ser cuidadosamente assistidos, com adequada seleção dos padreadores para que os produtos destes cruzamentos não sejam verdadeiros desastres quanto ao temperamento.

A quantidade de espaço que o animal desfruta para se exercitar e o contato constante com pessoas pode manifestar excelentes resultados na educação, desenvolvimento da personalidade e amenização do temperamento do animal.

CURIOSIDADES SOBRE A RAÇA

Atualmente os E.U.A. é o país que tem maior quantidade de cães registrados até o final dos anos noventa.

A Cruz Vermelha utiliza o Rottweiler em operações de salvamento.

A Polícia Militar do Estado de São Paulo e o Exército Brasileiro utiliza este animal em operações especiais e na guarda pessoal do alto escalão.

O Rottweiler está entre os 10 cães mais inteligentes.



Os cães fotografados nesta página são de propriedade do
Canil dos Pavões (Sérgio e Sônia Pavão)
Tel.: (011) 6951-2284

Esta página é de responsabilidade de DRA. ANTONIETA MARQUES CALDEIRA - Médica Veterinária.
DOMVET CONSULTORIA VETERINARIA S/C LTDA.
Fone: (11)6241-7549 - domvet@uol.com.br - www.domvet.com.br.