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PERSPECTIVAS DE MERCADO EM 2005
Atualmente existem cerca de 25 milhões de cães, 11 milhões de gatos, 4 milhões de pássaros e 500 mil aquários espalhados nas casas das famílias brasileiras. Estima-se que para cuidar desses animas existam aproximadamente 9 mil pet shops distribuídas por todo país. Segundo pesquisa da Euromonitor Internacional, o setor, em São Paulo, passa por um período de expansão e profissionalização: cresceu 185% entre 1996 e 2000. Em 2004, a expansão deverá ser de 17% e o mercado nacional poderá movimentar R$ 4,5 bilhões.
O Grupo Pet Center Marginal existe há pouco mais de dois anos e cresceu 50% no primeiro semestre de 2004. O grupo, que é dono da Pet Center Marginal e do sistema de franquias Bicho Sem Grilos, pretende fechar este segundo semestre com um crescimento igual, ou seja, os mesmos 50% dos primeiros seis meses do ano.
O sucesso é resultado, principalmente, do pioneirismo na prestação de alguns serviços no mundo animal como, por exemplo, o funcionamento 24 horas por dia – única empresa da América Latina a oferecer esse tipo de comodidade para os possuidores de animais de estimação – disponibilização de pessoal especializado e devidamente treinado no atendimento dos bichos e seus donos. Além disso, a Pet Center Marginal também reformulou seu mix de produtos, oferecendo hoje 20 mil diferentes opções ao cliente, literalmente fazendo um cerco perfeito em torno de todos os desejos do consumidor – dos mais simples aos mais exóticos – levando praticamente às raias do quase-impossível haver um objeto do desejo entre aqueles que freqüentam nossas lojas e, na prática, não conseguir encontrá-lo nas nossas prateleiras.
Um dos setores que mais cresce neste segmento é a venda de animais de estimação. A Assofauna (Associação de Produtos e Prestadores de Serviços ao Animal) calcula que 64% das famílias brasileiras de classes A, B e C possuem algum tipo de bicho de estimação em casa, seja ele de quatro ou duas patas, ou daqueles que exibem barbatanas e guelras.
É importante frisar que o mercado de pet shops necessita de profissionais gabaritados financeira e administrativamente, o que não ocorre sempre. Atualmente, ainda existem muitas pessoas entrando no mercado por modismo, apesar de a tendência do setor ser cada vez mais a busca por profissionais altamente qualificados e que possam oferecer, com segurança, um bom atendimento a clientes e fornecedores. Ou seja, vai chegar a hora em que as próprias regras ditadas pelo mercado começarão a fazer uma seleção natural de quem está no ramo, priorizando sempre a qualidade total de produtos, atendimento e gerenciamento. Em um cenário como esse, as lojas que não possuírem uma estrutura fundada na responsabilidade e no bom atendimento, bem como nas boas relações com as empresas com as quais negocia, serão naturalmente deixadas de lado.
A inclinação que vem se avolumando na opinião dos especialistas do setor é a de que, em 2005, o conceito de franquias permeie a decisão dos investidores que desejam ingressar no segmento. E o próximo passo do Grupo Pet Center Marginal é justamente investir na expansão do sistema de franquia Bicho sem Grilos, oferecendo um conceito inovador que une qualidade, serviços diferenciados e preços competitivos.
Por Sergio Zimerman, coordenador geral da Pet Center Marginal sergio@petcentermarginal.com.br
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