PINSCHER
AMIGO, ATENTO, CARINHOSO E LEAL. UM PEQUENO GRANDE CÃO!
|
HISTÓRICO DA RAÇA
O Mini Pinscher surgiu na Alemanha, há vários séculos.
A maioria dos historiadores acredita que sua origem se deve ao cruzamento do Dachshund e do Italian Greyhound. Em 1895, com a formação do Pinscher Clube Alemão, a raça passa a ser difundida em outras partes do mundo.
|
TEMPERAMENTO
Este cachorrinho orgulhoso é freqüentemente chamado de “Rei dos Toys”.
|
É desinibido, ativo e independente.
Fiel ao lar e ao dono, é cativante por sua vivacidade e inteligência.
Não se deixe enganar pelo seu tamanho: ele é excelente cão de guarda, às vezes mais atento que um cão com o dobro de seu tamanho. É dinamite pura em pequena embalagem! Adora “investigar” tudo o que vê pela frente.
É bom com crianças, desde que seja cuidado corretamente. O Miniatura Pinscher não é um brinquedo e pode se machucar seriamente se tratado de maneira bruta. Se treinado e socializado corretamente, o Miniatura Pinscher se dá bem com outros cães. Não precisa de muito espaço, pode ser criado em apartamento.
|
CARACTERÍSTICAS
Tamanho: de 25 a 30 cm na cernelha pelos padrões da FCI (Federação Internacional de Cinofilia). Pelos padrões do AKC (American Kennel Club) a altura ideal é entre 28 e 29 cm na cernelha, sendo os cães abaixo de 25,5 cm e acima de 31,75 cm desclassificados.
|
Cauda: de inserção alta e portada erguida, deve ser cortada na terceira vértebra.
Aparência: ë um cão compacto, de corpo bem balanceado, com movimentos vivos e energéticos.
Pelagem e cor: pêlos curtos e densos, suavemente assentada, lustrosa e sem falhas. Cores solidas, em varias tonalidades, do castanho ao vermelho cervo ou black-and-tam (preto com marcas castanhas). Nos cães pretos e castanho é desejável marcas castanhas bem nítidas localizadas nas faces, no focinho, acima dos olhos, sob o queixo, na garganta, dois triângulos no peito na altura do externo, nas patas, e sob a cauda. Não são aconselhados banhos freqüentes. Uma escovada periódica já é o suficiente para manter o pêlo sedoso e brilhante.
|
Cabeça: forte e alongada. O comprimento total deve equivaler a metade do tamanho do dorso. As linhas superiores do crânio e do focinho são paralelas. A testa deve ser achatada e sem rugas e o stop leve, mas definido. A mordedura deve ser em tesoura. Os olhos devem ser escuros, com inserção frontal, ovais e de tamanho médio. As orelhas podem ser cortadas ou não. As orelhas não amputadas podem ser caídas em forma de “V” ou eretas.
Peso: o peso médio da raça fica entre 2,5 Kg (não oficial).
Longevidade: Vive de 10 a 12 anos.
CERTO OU ERRADO: O PINSCHER MINIATURA É UM PARENTE, EM TAMANHO REDUZIDO, DO DOBERMAN PINSCHER?
|
Errado! Apesar da aparência semelhante, as duas raças não têm ligação genética direta. Desenvolvida na Alemanha, a partir de um pequeno cão "Pinscher", a origem dessa raça remonta a centenas de anos. Contudo, até o início do século 20, não era conhecida fora da Alemanha e da Escandinávia. Devido a seu temperamento dócil e amigável, o "Minpin" teve uma feliz trajetória pelo mundo. Seu corpo compacto, com espáduas de 25 cm a 30 cm, tem pêlos curtos e macios. Pode ser um excelente cão de guarda e animal de estimação.
|
* O texto aqui apresentado contém trechos de reportagens publicadas na revista "Cães e Cia".
Esta página é de responsabilidade de Florice Mattos Malaquias
Proprietária do CANIL VANQUISHER THIENE
Tel.: (11) 4229-5559 - São Caetano do Sul - SP
vanquisher.thiene@ig.com.br
http://www.canilvanquisherthiene.hpg.ig.com.br.
|