Afghan Hound
ELEGÂNCIA E NOBREZA DO AFEGANISTÃO
|
Se você pensa que no Afeganistão só tem terrorismo, miséria, povo subnutrido guerras e terreno inóspito, se enganou .Pois é nativo deste país "Afeganistão" , desde o século XVII, uma raça de cachorro chamada de : tazi afegão, galgo afegão e por nós aqui conhecida como: AFGHAN HOUND.
Cão caçador de alta velocidade aproximadamente 62 a 68 km/h., cuja presa preferida é a gazela que corre aproximadamente 58 a 62 km/h., a altura de fêmea e macho, varia de 64 - 74 cm. respectivamente e peso de 23 - 27 kg respectivamente; até o século XIX a exportação desta raça foi proibida, levada de volta pelos soldados britânicos das guerras afegãs.
|
O AFGHAN HOUND - tem uma aparência elegante, nobre de olhar meigo e, cuja pelagem sedosa e longa, antes usada para sua defesa depois de endurecida, predadores felinos não conseguiam feri-lo, funcionava como uma couraça, claro que esta pelagem foi conquistada de 50 anos para cá depois de exaustivo critério de seleção.
A manutenção deste pelo é trabalhosa, uma vez que exige escovação correta e freqüente, como "profissional", não recomendo que seja banhado em casa pois exige a atenção de pessoas qualificada e aparelhadas se não conseguir, leve-o até uma pet shop de confiança; quanto a banhos, recomendo variar entre 3 a 5 semanas.
COMPORTAMENTO
Alto nível de atividade quando em ar livre, cão extremamente veloz, precisa de muito exercício, podendo até ser criado em apartamento, na condição de seus donos serem pessoas ativas proporcionando-lhe passeios longos. Obediente de fácil adestramento, sociável com pessoas conhecidas (família), não tendo preferência por estranhos. Tolera crianças acima de 4 anos.
|
|
SAÚDE
Os problemas de saúde mais comum nesta raça, são: displasia coxofemural, cataratas, além da sua alta sensibilidade a drogas, devendo ter uma atenção a anestesias em geral. É recomendado que medicamentos contra pulgas e pós de carrapatos não sejam usados sem autorização do veterinário, devido sua alta sensibilidade.
Esta página é de responsabilidade de Nilton Lima.
ADESTRADOR E TOSADOR
Fones: (021)3342-1241 e (021)9153-6332 - pro-cao@mailbr.com.br
|