O antipulgas e anticarrapaticida Frontline, da Merial Saúde Animal, transforma-se no maior sucesso da indústria de produtos para saúde animal de cães e gatos em todo o mundo. O produto acaba de chegar à dose número 1 bilhão.
Há apenas uma década no mercado, Frontline é comercializado em mais de uma centena de países, inclusive o Brasil, e já foi usado com êxito em mais de 200 milhões de cães. A cada segundo, cinco cães são tratados com o produto. Em seqüência, as embalagens de Frontline já utilizadas dariam duas voltas do mundo.
No Brasil, Frontline é líder entre todos os produtos para saúde animal de cães e gatos e está presente em 15 mil pontos de venda. Sozinho, ele representa cerca de 15% de todo o mercado veterinário pet. O consumo anual atingirá 3 milhões de doses. A cada minuto, seis cães são tratados com Frontline no País.
O sucesso de Frontline deve-se à sua eficácia comprovada. O produto da Merial mata 100% das pulgas adultas em até 18 horas e 100% dos carrapatos em 48 horas. Frontline é o produto mais recomendado por 80% dos médicos veterinários especializados em pequenos animais. De longa ação, permanece matando os inimigos dos pets durante 30 dias. Ele pode ser usado em cães a partir das 8 semanas de idade, em cadelas prenhas e amamentando.
Mercado em alta – Sob a liderança de Frontline, a linha de produtos para saúde animal de pets da Merial encerrou o 1o semestre de 2005 com faturamento 22% superior a igual período do ano passado, mantendo a liderança destacada do segmento. Este resultado deve-se à excelente performance da linha Frontline e, principalmente, de Frontline Plus, cujas vendas aumentaram 60% este ano, e também das nossas vacinas”, informa Luiz Luccas, diretor da área de Pet da Merial.
Luccas explica que o resultado poderia ser ainda melhor se houvesse maior recuperação da renda da população. “O mercado de produtos para pets depende diretamente do poder de compra da população. Frontline, por exemplo, é usado por ‘apenas’ 2 milhões de cães/ano, ou menos de 10% de toda a população canina, estimada em 21 milhões de animais”, explica. Em países de menores populações que o Brasil, como Espanha, Inglaterra e Itália, as vendas de Frontline são ainda mais expressivas”. A alta carga tributária também afeta o setor. “No caso de Frontline, por exemplo, cerca de 40% do preço final ao consumidor são constituídos por impostos pagos durante a cadeia de produção. A Merial fica com parcela inferior a esse percentual”, explica Luccas.
Segundo o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal, mais de 43% dos domicílios brasileiros têm um ou mais animais de estimação. O mercado de produtos para saúde animal de pets em 2004 movimentou R$ 192 milhões.
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