Carinho, atenção e cuidados alimentares. Esses são alguns dos ingredientes que podem garantir boas condições à gravidez da cachorrinha. Assim como com as mulheres, o período gestacional de um cão também é repleto de atenção, principalmente no que diz respeito à sua alimentação. O alerta é essencial tanto para o nascimento de mascotes fortes e saudáveis quanto para garantir a boa recuperação da mãe, que passa por um grande desgaste.
A Premier Pet, pioneira na fabricação de alimentos super premium para cães e gatos no Brasil, conta com produtos que podem ser utilizados em todas as fases da gestação, atendendo às necessidades alimentares do animal.
A preocupação com os quilos extras não está restrita à tradição humana. A cachorra, antes mesmo de se preparar para ser mãe, não pode estar fora do peso. Para esses casos há o Premier Formula Light, um produto com 8% menos gordura que um normal, que auxilia no controle e na redução de peso dos cachorros adultos. “Esse controle pode ser fundamental para evitar conseqüências mais sérias, como o parto por cesariana, uma vez que a gordura pode atrapalhar a operação”, alerta Cristiana Fonseca, nutricionista da empresa.
Outra etapa que merece atenção especial é o final da gravidez. “É nessa fase que o feto começa a se desenvolver rapidamente, necessitando de níveis mais altos de calorias e proteínas, e a mãe deve passar a ser alimentada com produtos específicos para filhotes, elaborados com uma concentração maior de nutrientes, atendendo melhor a ambos”, esclarece a nutricionista. Outra dica importante é avaliar com um especialista quando aumentar a quantidade do alimento oferecido à mamãe durante a gestação.
Para esse período, a Premier Pet com alimentos específicos para algumas raças filhotes como Maltês, Poodle, Labrador, Rottweiler, Bulldog, Pit Bull, Yorkshire e, em breve, Lhasa Apso. Há também a linha Super Premium para Filhotes, com os produtos Ambientes Internos e o Premier Formula. Segundo Cristiana, as opções de alimentação para filhotes relacionadas ao porte, à raça e ao estilo de vida apresentam uma grande variação na quantidade e na composição em cada um dos ingredientes.
Os cuidados, no entanto, não estão limitados ao período de gestação. Depois do nascimento, entra a fase da amamentação. Nessa passagem a mãe continua com uma dieta exclusiva para filhotes, sempre disponível para qualquer hora do dia, e passa a comer por dois. “Vale ressaltar ainda que a porção consumida pela mãe pode aumentar de acordo com o tamanho da ninhada”, orienta a nutricionista da Premier Pet
voltar...