O mercado pet, acompanhando a tendência mundial, segue a todo vapor. Nos deparamos todos os dias com produtos inovadores, úteis, práticos, conscientes e outros com publico muito específico, seja ele pelo valor expressivo ou até mesmo pela sua especificidade de utilização. O que não se pode negar é que o mercado pet vive um de seus melhores momentos.
Grandes indústrias sejam elas nacionais, multinacionais e ou estrangeiras, investem esforço e dinheiro, no intuito de suprir as carências e necessidades do mercado veterinário de um modo geral.
Um ponto importantíssimo a ser lembrado é a situação do mercado nacional. Passamos por um período "áspero" onde o cenário nacional é de retração e concentração de investimentos pouco expressivos no mercado pet veterinário. Percebemos, cada vez mais, o consumidor em busca de produtos mais baratos, deixando um pouco de lado a excelência na qualidade do produto, se fixando muito mais no orçamento.
É um momento muito importante para que lojistas, proprietários de pet shops e clínicas veterinárias, fiquem muito atentos. Muitas vezes o consumidor espera ter suas necessidades atendidas de uma forma diferente da que encontra no mercado. É nesta hora que a excelência no atendimento pode "pesar" e muito.
Uma equipe bem treinada, com o propósito de transmitir informações e atender as necessidades dos consumidores com consistência e conhecimento sobre os produtos e ou serviços oferecidos, pode ser a formula do sucesso num período de retração da economia, como também em qualquer outra situação. O que o mercado está saturado de conhecer é um atendimento deficitário onde a transmissão de conhecimento é muito precária ou até mesmo não existe.
Se o seu estabelecimento não está estruturado para oferecer a especialização dos seus colaboradores, busque parcerias. Com certeza seu fornecedor terá interesse em transformar sua equipe em uma equipe rica em informações principalmente especializada em seus produtos. Todo mundo sai ganhando, seja a industria, a distribuidora, o pet/loja e o consumidor. A industria em parceria com seu distribuidor terá seus produtos ofertados em volumes maiores e mais dirigidos, o estabelecimento terá, além do reconhecimento de seus clientes e colaboradores, aumento de giro dos produtos, o que gera maiores vendas para ambos, e o cliente terá um atendimento diferenciado, criando fidelização e aumento de satisfação por ter suas necessidade atendidas.
Como dito anteriormente, a carência financeira é fator preponderante, nos cabe a tarefa de informar o consumir sobre os diferenciais dos produtos, a fim de demonstrar que o barato pode sair caro.
Chega de tratar o consumidor só como aquele que traz lucro, mal o sujeito passa na porta ele já é abordado com aquele "posso ajudar". O consumidor espera mais. Faça o possível para atender não só as necessidades, mas também, os seus anseios.
De que forma fazer isto?
A formula é simples.
"Se coloque no lugar do seu cliente".
Será que você gostaria de ser atendido como acabou de atende-lo? Será que fez as perguntas certas e que trazem respostas aproveitáveis? Será que ofereceu produtos que coincidissem com suas necessidades?
Mas para isso é indispensável ter uma equipe bem treinada e em sintonia com o mercado e seus consumidores cada vez mais exigentes. Esta pode ser a receita para superar os desafios e armadilhas do mercado.
Sucesso a todos.
Fabiano Gregolin.
Administrador de Negócios
Mestrando em Comunicação
(15) 9777-6812
fabianogregolin@uol.com.br
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